Segundo o Feng Shui (e também outras correntes que trabalham os fluxos de energia), as cores costumam captar, canalizar e intensificar determinados padrões energéticos. O vermelho, o laranja e o amarelo estão, normalmente, associados à prosperidade, à vitalidade e criatividade.
Você já percebeu que estas cores estão nos tomates, em variados graus de maturação, e de acordo com sua espécie?
A substância que dá a coloração vermelha ao tomate, é o licopeno, com propriedades antioxidantes, ou seja, que retardam o envelhecimento precoce, assim como protegem o sistema cardiovascular e previnem vários tipos de câncer.
Há uma vasta lista de benefícios que o tomate nos traz, pela sua alta concentração de vitaminas C, A e B9, e sais minerais, mas além disso, veja só: o tomate possui um baixíssimo valor calórico, portanto seu consumo não nos preocupa quanto ao aumento de peso. Não é?
Plantar um tomateiro e conservá-lo na área interna da sua casa (pode ser até mesmo na cozinha, ou numa varanda que tenha acesso à mesma), além de propiciar o consumo desta fruta (sim, o tomate é uma fruta) diretamente do pé, e do perfume agradável que esta planta nos traz, também cria uma frequência de energias que limpam os atalhos para a prosperidade e, a criatividade ou capacidade de raciocínio, de elaborar soluções que levem à mesma.
Mas como plantar um tomateiro?
Primeiro, eu aconselho que esqueça aquelas sementes compradas, que vêm em saquinhos.
Escolha o tipo de tomate de sua preferência, retire as sementes, lave-as bem lavadas, seque-as com um pano, e deixe-as terminar de secar, por cerca de 12 horas. Plante-as em terra orgânica, num vaso com, aproximadamente, 30 a 40 cm de altura. (Não se esqueça que, conforme os galhos forem crescendo, é necessário mantê-los retos, amarrando-os em bambus. Os bambus também trazem boas energias, e plantas trepadeiras devem, quase sempre, crescer para cima).
Este vaso deve ser colocado em local com sol pleno, mas também se dá bem com 4 horas diárias de sol ou, em último caso, na meia sombra. Mantenha a terra levemente úmida (só regue quando a superfície estiver seca), e não molhe as folhas ou as flores, a não ser que necessite passar algum remédio para fungos, mas isso já é assunto para outro post.