Pimentas

pimenta

Brincadeiras aparte de que o baiano é bem-humorado porque come muito molho de pimenta, é fato de que existe na pimenta vermelha, uma substância que, em contato com a mucosa da boca, ativa terminações nervosas que promovem impulsos cerebrais para a liberação de uma substância responsável pelo prazer, a serotonina.

Também por essa ação, a pimenta acaba promovendo um certo efeito afrodisíaco.

A substância responsável pela ardência da pimenta é a capsaicina, a qual atua sobre a digestão, aumentando o gasto energético,  e reduzindo o depósito de gordura corporal.  Estudos têm comprovado o efeito da capsaicina no alívio da dor (quando utilizada por via oral ou localmente), pois ela interfere num mecanismo responsável pela transdução periférica da dor térmica e inflamatória. Tem também a capacidade de inibir o metabolismo tumoral, ou seja, de prevenir a proliferação e migração celular, o que dá à pimenta uma propriedade anticancerígena e quimiopreventiva. Além de seu baixo teor calórico, a pimenta é rica em vitaminas A, B6 e C, Magnésio, Ferro e Potássio (atuando este no tecido muscular, na redução de câimbras).

Segundo o Feng Shui, além da sua coloração vermelha simbolizar o elemento força, o líquido que existe dentro deste fruto tende a acumular a energia negativa do ambiente, ou seja, limpando-o. Por isso, um pé de pimenta em seu pequeno pomar, é mais do que que aconselhável. (No entanto, arranque o fruto do pé, se este secar). Há quem proponha manter um vaso desta planta dentro de casa, porém, eu aconselho a mantê-la numa área mais externa, como um pequeno jardim, a varanda, ou até mesmo na floreira, do lado de fora da janela, pois ela tem uma certa propensão a estimular disputas entre as pessoas que frequentam o ambiente. Se quiser coloca-la na cozinha, o faça em vidros (nunca em vasos), e terá o benefício da prosperidade e sucesso que suas cores vermelha e amarela atraem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *