Bombas

bot-bombas

Qual bomba devo usar  é uma das perguntas mais frequentes feita por novos produtores hidropônicos. Mas o fato é que simplesmente não há uma resposta específica que se encaixe para todos. Existem muitas variáveis sobre como as pessoas podem projetar seus  sistemas hidropônicos para que haja uma resposta clara que seria capaz de ser aplicada a todas as situações. A única resposta que se aplicaria em toda a linha é obter uma bomba maior do que você acha que vai precisar, porque você sempre pode reduzir o fluxo de água, mas você não pode fazer nada para aumentar seu fluxo máximo de água.

No entanto, é realmente muito mais fácil do que pode parecer descobrir o tamanho da bomba que você precisa. Tudo o que você realmente precisa para fazer isso, é saber algumas coisas sobre o seu sistema hidropônico em primeiro lugar, e um par de coisas sobre as bombas de água submersíveis. Então você vai ser capaz de dizer em poucas palavras, se uma bomba será adequada para a sua situação ou não.

O que você precisa saber sobre o seu sistema hidropônico primeiro.
Volume de água e quão alto você precisa bombeá-la.

Inundação e sistemas de drenagem (fluxo e refluxo)

Primeiro você vai querer saber o quanto de água vai precisar bombear. Não importa qual o seu uso para a câmara de crescimento, ou quantos deles você tem, é o mesmo processo simples para calcular o volume de água. Se o recipiente não tem o tamanho escrito nele, basta preenchê-lo com água até o nível que quiser, apenas certifique-se de manter o controle de quantos litros é preciso. Isso lhe dará o volume que precisa para preencher de água / inundá-lo.
Se você pretende ter várias câmaras de crescimento, basta multiplicar por quantas você pretende ter. Isso lhe dará o volume total de água que precisa para preencher todo o sistema.
Depois de saber o volume de água que precisa bombear, você precisa descobrir o quão alto vai precisar bombeá-la acima da linha de água no reservatório. Para isso vocêprecisa saber onde o seu sistema vai estar. Por exemplo,se o seu sistema está (câmara de crescimento) no topo de uma mesa, e o reservatório no chão perto dela, será provavelmente,em algum lugar entre 30 e  60 cm acima da linha da água no reservatório.Se a sua montagem do sistema é em uma cerca ou muro, a altura pode ser muito diferente. Saber o quão alto a bomba vai precisar bombear a água a partir do reservatório é um aspecto muito importante para escolher uma bomba (provavelmente até mesmo a coisa mais importante a saber). Uma vez que você sabe essas duas coisas sobre seu sistema hidropônico, então você pode ir em frente e escolher uma boa bomba para o seu sistema.

drip1

Sistemas de gotejamento

Enquanto sistemas de gotejamento são simples na natureza, existem centenas de maneiras diferentes para construí-los. Mas isso também significa que há um sem fim de variáveis ​​que podem afetar o fluxo de água da bomba. No entanto, as mesmas duas coisas que você precisa saber para escolher uma bomba para um sistema de inundação e drenagem são fundamentalmente as mesmas para todos os sistemas (incluindo sistemas de gotejamento), “o volume de água e quão alto você precisa bombeá-la.”
Naturalmente decidir sobre a quantidade de água que você quer / necessidade de correr através de seu sistema de gotejamento é mais difícil de calcular do que um sistema de inundação e dreno. Não é tão importante inundar um sistema em um período de tempo específico, o principal é dar às plantas uma imersão suave que pode durar 15 minutos, horas, ou mesmo 24/7. E você pode facilmente ajustar o tempo de imersão com um temporizador.
Por causa de coisas como o tamanho de suas plantas, quantas plantas vai cultivar, que tipo de meio vai usar, o quanto de meio há para cada planta, como você construiu o seu sistema, se está usando um timer para controlar os ciclos de rega, bem como quanto tempo entre os ciclos de rega, até mesmo os níveis de umidade, a quantidade de água para cada planta por hora pode variar drasticamente. Portanto, não há fórmula fácil ou definida para isso. Mas como mencionado anteriormente, desde que cada planta esteja recebendo uma quantidade constante de gotejamento, você pode ajustar a rega / umidade com um temporizador.
Ao considerar uma bomba de água para um sistema de gotejamento, a pressão da água será a chave para isso funcionar bem. Plantas e gotejadores, quanto mais você tem, mais pressão da água você vai precisar. Bombas submersíveis usadas ​​para hidropônia não dão classificações de pressão (psi). Eles só dão litros por hora e “coluna d’agua” (altura maxima que pode bombear a água).

nft
Sistemas NFT
Com um sistema NFT você não precisa preencher o sistema (câmara de crescimento), você só precisa de um fluxo constante 24/7 para todas as plantas. A profundidade da água é rasa, apenas alguns milímetros (1/2 cm mais ou menos). Assim, você não precisa bombear  um grande volume de água através dele. Tipicamente os sistemas de NFT são construídos utilizando tubos longos que são inclinados de modo que a água flui para baixo à medida que flui através do tubo. O ângulo do tubo irá controlar a profundidade da água, bem como a velocidade na qual a água flui através dele (não a bomba). A bomba só precisa ser capaz de manter-se com o quão rápido a água está fluindo para fora dos tubos.

Com a profundidade da água sendo de apenas alguns milimetros, você só precisara bombear alguns litros por hora através de cada tubo. Ele não precisa fluir rápido, mas você definitivamente não quer que ele fique parado. Água parada irá tornar-se empobrecida de oxigênio e nutrientes rapidamente. Água com fluxo vai manter um fornecimento continuo de ambos.

A taxa de fluxo de água será o maior fator para a profundidade e litros por hora de bombeamento. Por exemplo, com uma profundidade de água de ¼ de polegada em um tubo de 4 polegadas de largura por 3 metros de comprimento vai usar cerca de ½ litro de água. Se você quiser recircular 2 litros de água a cada 5 minutos, que lhe daria 24 litros por hora através de cada tubo.

Se você quiser que a taxa de fluxo seja mais rápida mude o ângulo do tubo de recirculação. O comprimento do tubo em seu sistema NFT não é realmente importante, ele não vai afetar a taxa de fluxo da água Ele só vai afetar a quantidade total de água necessária em seu sistema, mas não o quão rápido ela vai circular.

Agora que você descobriu a quantidade  de litros/hora que você precisará bombear através de cada tubo em seu sistema NFT, basta multiplicá-lo pela quantidade de tubos que você pretende ter em seu sistema para obter o litros/hora mínimo total. Mas sempre use uma bomba que pode bombear mais do que você precisa. E não se esqueça de levar em conta o quão alto ela precisa bombear.

 

Sistemas Aeroponicos

O sistema Aeroponico verdadeiro usa alta pressão (60-90 psi).No entanto a maioria das pessoas se referem a sistemas de baixa pressão com sistemas de pulverização como Aeroponicos também.

aeroponia2

Sistemas aeroponicos de baixa pressão são o que a maioria das pessoas se referem quando eles mencionam aeroponico. Sistemas de baixa pressão usam bombas de água submersíveis padrão, mas ainda precisa de uma boa quantidade de pressão da água ou a água vai escorrer para fora apenas das cabeças do sprinkler. Quanto mais sprinkler tiver mais pressão da água você vai precisar. Infelizmente bombas submersíveis não dão uma classificação psi para comparar. Eles apenas dão litros/hora e altura de bombeamento, e litros/hora é uma medida de volume e não de pressão. Seu melhor indicador de pressão da água é a classificação “altura de bombeamento”. É preciso pressão para bombear a água para cima, então quanto mais alto ele pode bombear mais pressão da água terá.

 

O que você deve saber sobre bombas de água para hidroponia

Bomba submersíveis usadas em aquários são as mais comuns usadas em hidroponia caseiral.

Uma vez que você sabe que precisa de um número mínimo de litros bombeados através de seu sistema, é fácil escolher uma bomba. Mas nós recomendamos que você escolha uma bombeie pelo menos duas vezes mais que o mínimo que você precisa. Isso permitirá que você tenha alguma flexibilidade em como definir as coisas, mudanças no futuro, bem como garantir que a bomba não ficara aquém das suas expectativas.

Você pode facilmente reduzir o fluxo de água a partir de uma bomba, caso precise, mas você não pode fazê-la bombear mais do que ela foi projetada. A maioria das bombas terá um restritor de fluxo, é apenas uma tampa que desliza sobre a abertura para a entrada de água para reduzir o tamanho da abertura de entrada de água.
Se você precisa reduzir o fluxo de água ainda mais, a maneira mais fácil de fazer isso é apenas instalar um conector “T” no tubo indo para suas plantas, logo acima da bomba e ainda dentro do reservatório Em seguida, instalar um pequeno pedaço de tubo sobre ele para que metade da água va direto de volta ao reservatório. Se você quiser ajustar o fluxo de água ainda mais, você também pode adicionar uma válvula no final para ajustar a quantidade de água que voltara ao reservatório.
Litros/hora
Todas as bombas terão o lph máximo listado na embalagem. Mas o lph max só está ao nível da bomba. Quanto maior a altura que a bomba necessita bombear a água, menor o lph que realmente bombeará. Isso é chamado de “Coluna d’agua” Alguns fabricantes de bombas dão um gráfico para achar o lph max em diferentes alturas.
sb1000 vazao pressao
No gráfico acima, obtido do manual da bomba SB100 da Sarlo (http://www.sarlobetter.com.br). Podemos ver que ela tem uma pressão máxima de 200 cm (2m) e a vazão máxima de 1000 litros por hora.  O gráfico quer dizer o seguinte.  Se utilizarmos a bomba por exemplo para uma elevação de 1 metro, a vazão correspondente será de 500 litros por hora.  Se a elevação for de 1.6 metros então a vazão será de 200 litros por hora.  É então uma relação de compromisso.
Agora certifique-se de ter em mente que é LPH por hora, não por minuto. Se você quiser saber os litros por minuto, dividir os litros por hora por 60. Isso é  importante ter em mente, especialmente se você está recebendo uma bomba para um sistema de inundação e dreno. Você não quer que ela leve uma hora para finalmente inundar o seu sistema, você vai querer ser capaz de inunda-lo em apenas alguns minutos. Como exemplo, se você precisa de 50 litros de água para inundar o volume do sistema, e você quer que ele inunde totalmente dentro de 10 minutos, que é 1/6 de uma hora (50×6 = 300). De modo que seria igual a 5 litros por minuto, e / ou 300 litros por hora no mínimo.
Coluna d’agua
Quanto maior for a altura que bomba tem que levar a água (na vertical não é a quantidade de tubagem para bombear ), mais a pressão de retorno existe na bomba a partir do peso de água e gravidade. O ponto em que não há mais pressão na bomba pra  colocar água para fora é a “Max coluna d’agua” Na linha de água, não há contra-pressão na bomba Se ele precisa bombear 1 metro de altura antes que ele chegue onde está indo, haverá 1 metro de pressão de retorno que a bomba precisa superar antes de qualquer água poder fluir.
Ao escolher uma bomba, é importante ter em mente o quão alto acima da linha de água no reservatório será atingido. Depois de tudo, o lph da bomba por causa da altura manométrica efectiva, pode ser muito diferente do máximo lph escrito na embalagem. A maioria dos fabricantes da algum tipo de gráfico que mostra o lph max em diferentes alturas.

Sempre olhar para a bomba que tem a maior coluna d’agua para uma mesma faixa de preço. Assim, as bombas com a coluna d’agua maior tem uma pressão maior e, portanto, naturalmente terá o maior psi também.

Qual o melhor tipo de bomba?

As bombas submergíveis tem a vantagem de facilitar a instalação, já que não será preciso furar e vedar o reservatório, além de serem mais silenciosas.

Fica mais fácil de lavar o reservatório ja que a bomba não fica presa ao mesmo

Preste atenção na voltagem, 110V ou 220V, normalmente as bombas não tem chave seletora de voltagem

Fontes:

http://www.homehydrosystems.com/articles/What%20size%20pump%20do%20I%20need/What%20size%20pump%20do%20I%20need%20for%20my%20hydroponic%20system.html

http://www.hidrop.com.br/index.php/hidroponia/7-hidroponia/4

Comentários estão fechados