Tipos

Sistemas de cultivo hidropônico

Tipos de hidroponia
Pavio
Leito flutuante
Sub-irrigação
NFT
Gotejamento
Aeroponico
Aquaponico

Sistemas hidroponicos são classificados segundo a movimentação da solução nutritiva
(água + nutrientes).

Eles podem ser “estáticos” ou “dinâmicos”, também podem ser classificados como “abertos” ou “fechados”

Sistema aberto

No sistema aberto, a água é bombeada por um sistema de gotejo, onde a planta é nutrida e a solução nutritiva não retorna à caixa contenedora.

Sistema fechado

No sistema fechado, a solução nutritiva é bombeada na parte superior do sistema hidropônico e atravessa o sistema, por meio da gravidade, molhando as raízes e nutrindo as plantas.

Sistema estático

O sistema é estático quando a solução nutritiva permanece estática junto ou próxima as raízes.

Sistema dinâmico

O sistema é dinâmico quando a solução nutritiva movimenta-se por um caminho onde passara pelas raízes e voltará ao reservatório. A maioria dos sistemas são do tipo dinâmico, havendo circulação forçada de água ou de ar para aeração da solução

SISTEMA DE PAVIO – Estático e aberto

pavio  pavio2

Muito utilizado em vasos decorativos. Neste sistema, há um vaso contendo a planta e um pequeno reservatório contendo a solução, ambos, interligados por um pavio, por onde a solução sobe por capilaridade.  Trata-se, também, de um sistema aberto, pois a solução não retorna ao reservatório ja que é consumida pela planta.

 

No SISTEMA FLOATING (sistema flutuante)

floatingfloating2

As plantas ficam flutuando em um reservatório com solução nutritiva. Em geral, são apoiadas em placas de isopor com furinhos. Exige muita água e um excelente sistema de aeração. São próprios para regiões de clima de calor intenso.

SISTEMA DE SUB-IRRIGAÇÃO

ebbEconojet_Ebb_and_Flow_Kit

A irrigação, das raízes é feita de baixo para cima e de tempos em tempos. Entre uma irrigação e outra quase toda solução retorna ao reservatório. Portanto, trata-se de um sistema fechado. São feitas 2 a 3 irrigações por dia.

 

O SISTEMA NFT

nftnft2

É o mais difundido atualmente. Um temporizador aciona a moto-bomba de forma intermitente, seja por exemplo, mantendo 10 min ligados e 10 min desligado enquanto houver luz do dia. Como não há substrato entre as raízes, a solução circula e volta rapidamente ao reservatório. Assim, um pequeno reservatório consegue atender uma grande quantidade de plantas. O manejo do sistema é bastante simplificado: desinfecção do reservatório e dos tubos, troca total da solução, aeração… A grande desvantagem é que não pode arredar pé da estufa. Qualquer pane no sistema elétrico ou moto-bomba ou o esquecimento de um registro fechado (muito comum), pode comprometer ou até perder a produção, principalmente se for no período mais quente do dia. Como não há substrato, as raízes ressecam facilmente.

No SISTEMA DE GOTEJAMENTO

drip1drip2

As plantas são irrigadas gota à gota. Os dispositivos chamados gotejadores ficam na superfície do substrato, junto ao pé da planta. Um temporizador aciona o sistema de irrigação de forma intermitente, podendo ser 2 a 3 vezes ao dia. Em Israel, é o sistema mais utilizado, onde o próprio deserto é o substrato de cultivo (há casos em que o substrato é um solo fraco, daí não é um cultivo sem solo ou hidroponia, trata-se de uma ferti-irrigação). A maioria destes sistemas, são do tipo aberto e, neste caso, é possível utilizar substratos diversos como a serragem de madeira. Num sistema fechado, com reaproveitamento do excedente da solução aplicada, não deve-se usar serragem pois ela pode alterar o pH da solução, exigindo muitas correções.

No SISTEMA AEROPONIA,

aeroponia1aeroponia2

tem-se um tecnologia muito avançada. Exige maior investimento. A solução nutritiva é nebulizada na câmara escura onde as raízes estão simplesmente suspensas e expostas ao ar interior. No lado de fora da câmara, a parte aérea das plantas recebe luz solar e/ou artificial. É um sistema fechado e utiliza temporizador com sensibilidade de curtos intervalos de tempo. A falta de energia elétrica, pode ser fatal, por isso, exige gerador de reserva.

Aquaponia

aquaponia1  aquaponia2

É um sistema que ao invés de acrescentar nutrientes a água, utiliza-se peixes que fornecem esses nutrientes naturalmente. Assim a água que vai para as plantas é filtrada pelas próprias plantas ou pelo substrato utilizado e retorna ao tanque de peixes iniciando um novo ciclo.

bot-historia      bot-comofunciona

Comentários estão fechados