Frutas

bot-frutas

Aquilo que os botânicos denominam de fruto, nem sempre o é num universo como a cozinha. Então, para não entrarmos em conceitos ou definições, vamos falar das frutas que chamamos como tal, no mundo culinário. Mas não se esqueça: o tomate é uma fruta! Ok?
Sabemos que o consumo de fruta é fundamental para aqueles que prezam por uma alimentação saudável. Mas já nos perguntamos por quê? Porque as frutas, geralmente ricas em fibras, vitaminas e água, possuem um elevado valor nutricional.
A Organização Mundial da Saúde nos aconselha a consumir, diariamente, de 3 a 5 porções de diferentes tipos de fruta. Cada fruta contém seu tipo e grau específico de vitamina. Por isso a sugestão da variedade, já que as nossas células também necessitam de uma variedade de nutrientes.
Mas os benefícios das frutas não se limitam às suas funções nutricionais! Elas também agregam sabor (doce ou azedo) à culinária, seja em pratos doces ou salgados, ingerida crua ou cozida. Além disso, segundo a milenar filosofia chinesa (onde se usa a relação ying/yang), as frutas trazem uma boa energia Chi (energia vital) e, por isso, exibi-las em fruteiras, ou plantá-las em pequenos vasos e hortas urbanas, simboliza fartura e atrai prosperidade, desde que, é claro, elas sejam sempre bem cuidadas, e mantenham uma aparência vivida, saudável.

Comentários estão fechados